A tecnologia NGS, Next Generation Sequencing ou Sequenciação de Nova Geração, representa a mais recente tecnologia de sequenciação que veio mudar o atual cenário da genómica clínica. Este avanço permite não só a sequenciação de alto débito (milhares de genes em simultâneo) a custo muito inferior que o anterior Gold Standard (Sanger), como também tornou a obtenção de resultados mais rápida.
O Exoma representa o conjunto de exões, que por sua vez contém a informação que codifica e que permite a produção de elementos fundamentais para que organismos vivos se desenvolvam. É nos exões que se localizam as alterações de ADN responsáveis por 85% das doenças genéticas. A identificação dos genes causais permite:
– Dirigir diagnóstico e terapêutica
– Estabelecer Prognóstico
– Prestar aconselhamento genético ao doente e à família
– Compreender a doença e gerir melhor a clínica do doente
Damos resposta através de três abordagens por NGS:
- G- Exome Panels – Sequenciação de painéis de genes associados a especialidades médicas. Indicado para Síndromes com uma apresentação clínica característica e elevada heterogeneidade genética. O Exome panels permite adequar para cada doente um meio de diagnóstico personalizado.
- G- Clinical Exome – Sequenciação de 19,000 genes que inclui mais de 5700 genes OMIM, associados a patologia clínica. Indicado para Síndromes difíceis de orientar clinicamente e caracterizados por elevada heterogeneidade genética, elevada heterogeneidade fenotípica ou com fenótipo incompleto, ou após estudo prévio inconclusivo. O Clinical Exome analisa todos os genes associados a doenças Mendelianas. Esta abordagem tem, ainda, a vantagem de minimizar a identificação de achados incidentais ou a identificação de variantes de genes sem um fenótipo clínico associado.
- G-Family – Extensão da sequenciação do exoma aos progenitores por forma a que o padrão de hereditariedade permita selecionar as variantes responsáveis pela apresentação clínica do doente. O G-Family está indicado para:
o Síndromes de elevada heterogeneidade genética e fenotípica
o Diagnóstico diferencial de Síndromes que partilham manifestações clínicas ou de Doenças Raras
o Perturbações do Espectro do Autismo (PEA) ou Perturbações do Neurodesenvolvimento com diagnóstico inconclusivo por array CGH
o Para casos em que o diagnóstico por Exome Panels ou Clinical Exome seja inconclusivo
Esta abordagem permite:
o Detetar novos genes não incluídos no diagnóstico diferencial
o Taxa de diagnóstico de sucesso acima de 40%
o Identificar padrões de heritabilidade dos variantes
o Tornar o processo de diagnóstico mais rápido e evitar exames diagnóstico complementares desnecessários.
O nosso serviço de sequenciação por NGS é prestado numa plataforma ION TORRENT e outorgado por uma certificação da Life Technologies Corporation, para a sequenciação de Exomas.